G60
Páginas: [1]
  Imprimir  
Autor Tópico: O que são vírus, worms, e trojans?  (Lida 803 vezes)
14 de Março, 2008, 18:49:20
rato
Membro Viciado

Ver Perfil
Registado
O que são vírus, worms, e trojans?

O que são vírus, worms, e trojans?

Para quem ainda não sabe decidi abrir este tópico, e sinceramente acho que vale a pena ler porque ainda há muita confusão por ai.

O que é um vírus?

Um vírus é um código de computador que se anexa a um programa ou arquivo para se poder espalhar entre os computadores, infectando-os à medida que se desloca. Ele infecta enquanto se desloca. Os vírus podem danificar os softwares, hardware e arquivos. Um vírus tenta alastrar de computador para computador incorporando-se a um programa que faz de hospedeiro. Pode danificar hardware, software ou informações.

O que é um worm?

Um worm, assim como um vírus, cria cópias de si mesmo de um computador para outro, mas faz isso automaticamente. Primeiro, controla recursos no computador que permitem o transporte de arquivos ou informações. Depois do worm contamina o sistema, desloca-se sozinho. O grande perigo dos worms é a sua capacidade de se replicar em grande volume. Quando novos worms são lançados, alastram-se muito rapidamente. Obstruem redes e provavelmente fazem com que tenha de esperar um tempo maior para abrir páginas na Internet.

O que é um cavalo de Tróia?

Assim como o mitológico cavalo de Tróia parecia ser um presente, mas na verdade escondia soldados gregos no interior que conquistaram a cidade de Tróia, os cavalo de Tróia da actualidade são programas de computador que parecem ser úteis, mas na verdade comprometem a sua segurança e causam muitos danos. Um cavalo de Tróia recente apresentava-se como um email com anexos de supostas actualizações de segurança da Microsoft, mas na verdade era um vírus que tentava desactivar programas antivírus e firewalls.

Os cavalos de Tróia também podem ser incluídos no software que é descarregado. Nunca descarregue software de uma fonte em que não confia.

Como se espalham os worms e outros vírus?

Na prática, todos os vírus e vários worms não se podem espalhar sem que abra um arquivo ou execute um programa infectado.

Muitos dos vírus mais perigosos foram espalhados principalmente via anexos de e-mail, os arquivos que são enviados com as mensagens de e-mail. Geralmente tem como saber que um e-mail contém um anexo, pois este é exibido como um ícone de clipe de papel que representa o anexo e contém o seu nome. Fotos, cartas escritas no Microsoft Word e até mesmo planilhas electronicas do Excel são apenas alguns dos tipos de arquivo que pode receber através de e-mail a cada dia. Um vírus é activado quando abre um arquivo anexo infectado.

Tomem cuidado eles andam aí.

Cumprimentos

14 de Março, 2008, 22:39:25 #1
mjmc
Membro Tech4pc

......||||....||||......

Ver Perfil WWW
Registado
Re: O que são vírus, worms, e trojans?

Bom topico.  Wink

Ja agora aqueles do msn que agora tão na moda "see my sexy fotos" são de mais.. ainda por cima há gente que abre o ficheiro xD

15 de Março, 2008, 11:43:52 #2
DuDaS
Moderadores
Membro Viciado

Tech4pc Addict

Ver Perfil WWW
Registado

Bom topico.  Wink

Ja agora aqueles do msn que agora tão na moda "see my sexy fotos" são de mais.. ainda por cima há gente que abre o ficheiro xD

Por acaso disso nunca vi, mas faz-me lembrar um vírus que vária gente apanhou que sempre que se ligavam ao msn mandava uma cena assim para toda a gente: "Venha ver a homenagem que fiz para você: (depois o link)" lool e havia pessoal que chegava lá e apanhava também.

Tens dúvidas de informática e não podes visitar o fórum regularmente? Manda mail para duvidas@tech4pc.net !

Bass Player
17 de Março, 2008, 00:21:11 #3
pcoelho23
Membro Tech4pc

Ver Perfil WWW
Registado

Já vi muitos casos desses, e o mais irritante é que sem que as pessoas queiram o viras abre uma janela de conversação connosco, e ta sempre a abrir e a dizer para aceder a certo link.

17 de Março, 2008, 00:33:31 #4
jsilas
Administrator
Membro Viciado

www.tech4pc.net

Ver Perfil WWW
Registado

Coelho, se é que posso tratar assim (fica mais fácil)

O mais irritante é serem em brasileiro. Dá-me mesmo raiva!

17 de Março, 2008, 01:20:15 #5
pcoelho23
Membro Tech4pc

Ver Perfil WWW
Registado

Ya, podem tratar me todos por coelho que eu não me importo

E também já vi muitos em inglês.

17 de Março, 2008, 01:24:08 #6
mjmc
Membro Tech4pc

......||||....||||......

Ver Perfil WWW
Registado

e mesmo assim o pessoal clica, porque e muito normal os nossos amigos portugueses falarem em ingles a mandar arquivos ou links

17 de Março, 2008, 01:27:39 #7
pcoelho23
Membro Tech4pc

Ver Perfil WWW
Registado

E o mais incrível ainda, são as pessoas que vem pedinchar aos amigos para os ajudarem a verem se livres daquilo, porque só sabem que apareceu quando foram ver as fotos de um amigo.

Alguns são difíceis de encontrar e vermos-nos livres deles.

11 de Abril, 2008, 10:43:12 #8
PapaGigas
Membro Empenhado

Ver Perfil WWW
Registado

Na prática, todos os vírus e vários worms não se podem espalhar sem que abra um arquivo ou execute um programa infectado.

A grande diferença entre um virus e um worm, é que este ultimo é auto-propagável, nada mais... nada menos..... Rolar os olhos

PS - Não li o post por completo, apenas li esta frase e decidi comentar a mesma, se existirem mais bacuradas não me vou pronunciar... Rolar os olhos

Páginas: [1]
  Imprimir  

Ir para: