Notícias
- Review: Vista vs XP vs Windows 7
- Cabo HDMI Flexicord
- Top 20 dos melhores jogos de 2008
- Internet Explorer começa ano a perder
- Review GeForce GTX 295 da Nvidia
- G.Skill Kits DDR3-2000 Perfect Storm
- Intel e AMD trazem novos chips quad-core
- Reviews de Hoje
- Novos processadores Intel para portáteis
- Reviews do Windows 7
Fórum
- Re: Teste chines aos olhos
- Re: MSI ATI RADEON RX800 256MB DDR3 HDTV TV DVI PCI-X
- Re: Upgrade de 350€
- Re: Teste chines aos olhos
- Re: Teste chines aos olhos
Visitantes
Etiquetas
Filezilla o Site Manager
[#] Por João Silas em Janeiro 7, 2007 ás 11:45 na(s) categoria(s) Várias
Introdução
A maioria das pessoas que usam um computador e estão ligadas Internet sente necessidade pelo menos uma vez usar um FTP server a fim de fazer upload ou download de ficheiros, para ou de servidores alojados em servidores os também chamados “hosts”. Há muito programas pagos para tal efeito, mas nós podemos também obtar por um programa livre o chamado software freeware. Há muitas escolhas mas nesta review do Tech4pc optámos por mostrar um programa freeware que está ao alcance de todos os bolsos e como cá na nossa comunidade damos prioridade em apresentar programas freeware, vamos passar apresentação do Filezilla.
Download e Instalação
Para começar a usar o programa em questão convém primeiro fazer respectivo download e instalar o programa no nosso computador.
Para obter o respectivo software basta clicar aqui.
Depois do download devemos instalar o programa no disco rígido do nosso computador para o podermos executar.
Após a instalação executamos o software. Agora para começarmos a usar passo a mencionar alguns dos passos principais para o uso do Filezilla, os principais passos e configurações do programa.
1) Uma vez instalado o FileZilla, vamos executá-lo. Deverá ir para o ecrã principal da aplicação.

2) Clica em ‘Site Manager’ para abrir e poder configurar os seus sites. Abrirá uma nova janela. Clique em ‘New Site’ (novo site). Aqui temos de introduzir a informação referente á nossa conta de alojamento. Para este exemplo será usada a informação seguinte, mas no seu caso terá de escrever os dados que lhe foram enviados referentes á sua conta.
Estes devarão ser os únicos campos com que temos de nos preocupar. Depois de introduzidos todos os dados a janela deverá ser assim:

3) Clica no botão ‘Connect’ para ligar ao servidor. Se estiver com problemas na ligação podemos verificar o seguinte:
- Se acabou de obter a sua conta poderá ainda não estar disponível.
- Se possuir uma firewall e/ou router poderá ter de usar o modo passivo no FTP.
- Talvez tenha escrito mal o seu endereço ftp, nome de utilizador (username) ou password. Temos de tomar em atenção se os nomes de utilizador e passwords são “case sensitive”, ou seja, é se a sua password for “AbCd” deverá escrever exactamente deste modo e não “abcd”.
Depois de feita a ligação o ecrã deverá ser algo do género:
A lista de directórios/ficheiros da direita é a da sua conta de alojamento. A lista de directórios/ficheiros da esquerda é a do seu PC. No topo encontra algumas informações como espaço disponível no servidor.
Conclusão
O gerente de sites da Web, Filezilla, tem muitas opções e é muito bom para configurar ao nosso gosto, tem uma aparência simples mas muito limpa, fácil de usar e é rápido tanto nos uploads como nos downloads. Desagradável só se for mesmo a falta de atalhos e a sua aparência simples de mais.
